Spaço Edna Fernandes

Síndrome Miofascial

Síndrome Miofascial


Sídrome Miofascial

A síndrome miofascial, também chamada de síndrome dolorosa miofascial, é uma das causas mais comuns de dor músculo-esquelética e consiste em uma disfunção neuromuscular local que se caracteriza por apresentar áreas sensíveis em bandas musculares tensas ou contraturadas que geram dor em regiões afastadas ou circunvizinhas. Esta dor miofascial pode ser oriunda de um único músculo ou pode abranger diversos músculos, levando a padrões distintos de dor.

O diagnóstico desta síndrome é essencialmente clínico. Deste modo, alguns pesquisadores estabeleceram componentes que podem ser utilizados como critério diagnóstico, que são:

  • Queixa de dor regional;
  • Queixa dolorosa ou alteração sensorial na distribuição de dor referida;
  • Banda muscular tensa palpável;
  • Ponto dolorido na banda muscular;
  • Restrição de alguns graus de amplitude de movimento

Embora estes critérios sejam os principais, existem outros menores que também são utilizados no diagnóstico. São eles:

  • Queixa ao pressionar o ponto;
  • Contração durante inserção de agulha ou palpação transversal do ponto na banda;
  • Melhora da dor quando o músculo em questão é estirado.

Fontes: https://webclinicas.com.br/artmed01fev05.asp https://www.dornascostas.com.br/dor_miofascial.htm https://www.praticahospitalar.com.br/pratica%2051/pdfs/mat%2028.pdf https://www.herniadedisco.com.br/wp-content/uploads/2010/06/dor-miofascial.pdf

Enquete
Qual dói mais?
Traição no AMOR
Falta de um AMOR
AMOR não correspondido
AMOR perdido
AMOR sacrificado
AMOR distante
Falso AMOR
Não ter um AMOR
Ver Resultados

Rating: 2.6/5 (57 votos)




ONLINE
8







Mulher Equilibrada

 

Sou uma mulher simples, humilde, porém assim como todo ser humano, dotada de defeitos e qualidades. Me considero uma pessoa com uma alta estima bastante elevada,... Sou muito confiante em tudo o que faço! A vida tem sido muito generosa comigo, porém me pregou um destino muito cruel... Hoje eu sou uma pessoa impossibilitada de muitas atividades, as quais muito me identificava, por exemplo: O trabalho! Isso me trouxe consequencias muito sérias, mexeu com meu emocional, me desestruturou financeiramente, psicologicamente, tanto na minha vida como de minha família... Já tem alguns anos. Tudo isso me afastou não só de trabalho, mas, de eventos, trabalhos voluntários, pessoas, equipes, até mesmo de amigos... Me doeu muito! Veio a depressão, aí então quase cai no fundo do poço... Meu marido "esse homem guerreiro" sofreu junto comigo. Esse se superou! E ainda me ajudou a levantar! Criei novas amizades por onde passei, fui amada e aplaudida... Encarei e enfrentei os problemas e as dores de frente. Tornei me independente apesar das circustâncias... Ainda sou a mulher doente, e provavelmente serei a vida inteira, mas sou feliz! Sou mãe, sou esposa, sou do lar, cuido de mim, na medida do possível! Posso dizer novamente que sou um pouco do que era ha alguns anos atrás... Carente, mais amada, honesta, solidária, pontual, inteligente, tranquila, generosa, batalhadora, insistente e perseverante, mas com alguns defeitos, positiva e impaciente... Meu esporte preferido era a dança, não posso praticar infelizmente... Gostava muito de conversar, me fechei mais um pouco, porém sempre gostei de escrever e isso DEUS foi generoso comigo. Continuo dedicada a escrever, se podesse falaria tudo através da escrita! Curto muito um computador... Adoro minha família... Gosto de interagir com o público, através das redes sociais... Gosto de estar sempre atualizada... E meu sonho é voltar a estudar... Isto é um pouco de mim.

 




Total de visitas: 9802